O Santo Terço? 

Na encíclica Rosarium Virginis Mariae, sobre o Santo Terço, São João  Paulo II afirma:
 

“O Rosário coloca-se ao serviço do ideal de que, pela fé, Jesus habita os  corações, oferecendo o „segredo‟ para abrir-se mais facilmente a um  conhecimento profundo e empenhado de Cristo. Digamos que é o  caminho de Maria, o caminho do exemplo da Virgem de Nazaré, mulher  de fé, silêncio e escuta. É, ao mesmo tempo, o caminho de uma devoção  mariana animada pela certeza da relação indivisível que liga Cristo a Sua  Mãe Santíssima: os mistérios de Cristo são também, de certo modo, os  mistérios da Mãe, mesmo quando não está diretamente envolvida, pelo  fato de ela viver d‟Ele e para Ele. Na Ave-Maria, apropriando-nos das  palavras do Arcanjo Gabriel e de Santa Isabel, sentimo-nos levados a  procurar sempre de novo, em Maria, nos seus braços e no seu coração,  o fruto bendito do seu ventre (cf. Lc 1,42)” – Trecho da Carta Apostólica  Rosarium Virginis Mariae, do Sumo Pontífice São João Paulo II.

 

Como rezar? 

Inicie: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! 

 

Oferecimento do Terço 

Divino Jesus, eu vos ofereço este terço (Rosário) que vou rezar, contemplando  os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria,  vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as graças necessárias para bem  rezá-lo para ganhar as indulgências desta santa devoção (colocar as suas  intenções) 

(Em seguida, reza-se a oração do Creio e do Pai-Nosso, três Ave-Marias  e o Glória): 

A primeira Ave-Maria, em honra a Deus Pai que nos criou A segunda Ave Maria, a Deus Filho que nos remiu 

A terceira Ave Maria, ao Espírito Santo que nos santifica 

 

Depois de realizadas essas orações, contempla-se, antes de cada dezena, o mistério do Terço rezado naquele dia.

AGRADECIMENTO 

Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os  dias, recebemos de Vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre,  tomar-nos debaixo do Vosso poderoso amparo. E, para mais Vos obrigar, Vos  saudamos: 

 

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa,  salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos,  gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa,  esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste  desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre.

Ó clemente!  Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria!  

Rogai por nós Santa Mãe de Deus! 

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.