Marco Eclesial: Diocese de Ruy Barbosa se prepara para a Instalação do Tribunal Diocesano para a Causa de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Maria Milza Santos Fonseca

A Diocese de Ruy Barbosa, anuncia oficialmente a instalação do Tribunal Diocesano para a Causa de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Maria Milza Santos Fonseca.

Esta cerimônia histórica ocorrerá no dia 15 de agosto de 2025, a partir das 9h30, no Santuário Diocesano da Caridade Nossa Senhora das Graças, em Itaberaba/BA. Após a sessão de instalação, será celebrada a Santa Missa da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e a memória dos 102 anos de nascimento de Maria Milza.

A instalação do Tribunal marca o início formal da Fase Diocesana do processo de beatificação. Este momento solene será presidido por Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Bispo Diocesano da Diocese de Ruy Barbosa. Convidamos a todos a acompanhar este importante passo na Igreja local.

Sobre a Serva de Deus Maria Milza Santos Fonseca:

Maria Milza Santos Fonseca (1923-1993) foi uma leiga baiana, nascida e criada na comunidade rural de Alagoas, em Itaberaba/BA. (Diocese de Ruy Barbosa). Desde a infância, Maria Milza se destacou por uma extraordinária caridade e profunda devoção à fé católica, dedicando-se incansavelmente ao cuidado dos mais necessitados, especialmente dos doentes.

A casa de sua família no Povoado de Alagoas, tornou-se um centro de acolhimento para “os amigos de Jesus”—os enfermos e desamparados—manifestando uma intuição atribuída a Nossa Senhora. Maria Milza era profundamente devota à Virgem Maria, a quem chamava carinhosamente de “Mãezinha”, e tornou-se uma intercessora espiritual para muitos, sempre atribuindo as graças alcançadas à intercessão de Nossa Senhora das Graças, nunca a si mesma.

Relatos de curas atribuídas às suas preces surgiram ainda em vida, atraindo peregrinos ao Povoado. Mesmo após seu falecimento em 17 de dezembro de 1993, sua fama de santidade e a devoção a ela só cresceram, com romeiros visitando seu túmulo na pequena Capela dedicada a Santo Antônio, hoje, Santuário Diocesano. Sua vida simples, marcada pela oração, caridade heroica e confiança em Deus, permanece como um legado inspirador para gerações, justificando o reconhecimento pela Igreja de suas virtudes e o processo de sua beatificação.

 

Assessoria de Comunicação

Últimas notícias