Maria Milza Santos Fonseca – chamada carinhosamente de “Mãezinha”, nasceu a 15 de agosto de 1923, no Povoado de Alagoas, município de Itaberaba/BA. Desde a infância, destacou-se entre as outras crianças na prática da fé, na vida de oração, na simplicidade, nas obras de caridade, e amor incondicional aos pobres e necessitados.
Era simpática, alegre e dedicada. Gostava muito de brincar com as crianças, das quais, sempre estava cercada.
Aos 32 anos de idade, Maria Milza passa a evidenciar publicamente os dons e carismas do Espírito Santo, bem como a exteriorizar o fenômeno identificado como ‘locução interior’. Quando esta notícia se espalhou, tornou-se impossível conter as visitas.
Em 10 de agosto de 1955, chegou a primeira romaria em Alagoas.
Em frente a casa da família de Maria Milza, foi construído um pequeno palanque para facilitar sua comunicação com as pessoas que iam ao seu encontro. As romarias só aumentavam, e os milhares de testemunhos de graças alcançadas, também.
O pequeno povoado de Alagoas tornou-se pequeno para as caravanas que vinham de diversas partes. A residência dos Fonseca, passou a ser lugar de romarias e era frequentada por diversas pessoas: sacerdotes, bispos e até cardeais, foram a Alagoas para conhecer Maria Milza .
Em suas catequeses, Maria Milza sempre ensinava a obediência a Deus e a Igreja, o respeito aos sacerdotes, a devoção a Nossa Senhora e a adoração ao Santíssimo Sacramento.
No dia 27 de novembro de 1993, aconteceu a festa em honra a Nossa Senhora das Graças, onde Maria Milza participou pela última vez.
Na manhã de 3 de dezembro, Maria Milza sofre um AVC hemorrágico (Acidente Vascular Cerebral), e falece em 17 de dezembro.
Milhares de pessoas compareceram ao seu funeral. Seu corpo foi sepultado no interior da Capela Santo Antônio, que em 21 de maio de 2023, foi elevado a Santuário Diocesano da Caridade Nossa Senhora das Graças, no Povoado de Alagoas, na cidade de Itaberaba/BA.
O Santuário continua sendo o ponto central das romarias no Povoado de Alagoas, onde anualmente, chegam milhares de romeiros para agradecer , porque acreditam na intercessão de Maria Milza.
Durante todo o ano o Santuário esta aberto para receber as romarias. As datas das festas principais são: 21 de maio – que passou a ser festejado anualmente como a festa do Divino Espírito Santo (devido à instalação do sacrário na Capela, no dia 21 de maio de 1970); 15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora e aniversário Natalício de Maria Milza, e 27 de novembro – dia de Nossa Senhora das Graças.
PASCOM – Santuário Diocesano da Caridade
Fonte:
VERDE, Gabriel Vila. Maria Milza: Milagres e Mistérios no Sertão da Bahia / Gabriel Vila Verde. 2.ed. – Rio de Janeiro: Albatroz, 2016.
por