BEGIN:VCALENDAR
VERSION:2.0
METHOD:PUBLISH
CALSCALE:GREGORIAN
PRODID:-//WordPress - MECv6.10.1//EN
X-ORIGINAL-URL:https://santuariocaridadealagoas.org.br/
X-WR-CALNAME:Santuário Nossa Senhora das Graças
X-WR-CALDESC:Santuário Diocesano da Caridade Nossa Senhora das Graças
REFRESH-INTERVAL;VALUE=DURATION:PT1H
X-PUBLISHED-TTL:PT1H
X-MS-OLK-FORCEINSPECTOROPEN:TRUE
BEGIN:VEVENT
CLASS:PUBLIC
UID:MEC-e1cd50f4a9880333cdad4a24ee9d550c@santuariocaridadealagoas.org.br
DTSTART:20240209T110000Z
DTEND:20240209T210000Z
DTSTAMP:20240209T171400Z
CREATED:20240209
LAST-MODIFIED:20240209
PRIORITY:5
SEQUENCE:1
TRANSP:OPAQUE
SUMMARY:QUINTA-FEIRA ÀS 19H30 – SANTUÁRIO
DESCRIPTION:\n\n\n\nConforme o Catecismo da Igreja Católica, no 2096, “a adoração de Deus é o primeiro ato da virtude da religião”. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como Deus, como Criador e Salvador, Senhor e dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. “Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto” (Lc 4,8), diz Jesus, citando o Deuteronômio (Dt 6,13).\nE também “a adoração é a primeira atitude do homem que se reconhece criatura diante de seu Criador. Exalta a grandeza do Senhor, que nos fez, e a onipotência do Salvador, que nos liberta do mal. É prosternação do Espírito diante do ‘Rei da glória’ e o silêncio respeitoso diante do Deus ‘sempre maior’. A adoração do Deus três vezes santo e sumamente amável nos enche de humildade e dá garantia a nossas súplicas” (CIC, no 2628).\nA pessoa que se coloca em adoração está reconhecendo a Jesus como único Senhor e Salvador. É uma atitude de humildade daquele que se prostra e se entrega a Ele, é ter a mesma atitude e palavras dos reis magos que vão ao encontro do Salvador: “Onde está o Rei (…). Viemos adorá-lo” (Mt 2,2). E, ao encontrarem o Menino Deus na manjedoura, prostram-se diante d’Ele e oferecem seus presentes.\n\nCada pessoa, em diversas situações e condições, pode-se colocar de formas diferentes diante de Jesus Eucarístico: em alguns momentos, nossa atitude é de adoração e contemplação; em outros, de súplica ou pedidos para a própria pessoa ou por outras; ou ainda, em agradecimento por uma graça alcançada; pedido de perdão; ou momentos de repouso e descanso no Senhor. Deus quer que cada um se apresente diante d’Ele de forma honesta e sincera como se encontra para adorá-Lo: “Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus”! (Mt 21,9).\n\nO Papa João Paulo II, na Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia, escreve: “A Eucaristia é um tesouro inestimável: não só a sua celebração, mas também o permanecer diante dela fora da Missa permite-nos beber na própria fonte da graça. Uma comunidade cristã, que queira contemplar melhor o rosto de Cristo, (…) não pode deixar de desenvolver também esse aspecto do culto eucarístico, no qual perduram e se multiplicam os frutos da comunhão do corpo e sangue do Senhor”.¹\nJá em sua carta apostólica Mane Nobiscum Domine, São João Paulo II nos apresenta o dom da Eucaristia como um grande mistério. Mistério a ser celebrado de maneira digna, que deve ser adorado e contemplado. O que entendemos por adoração a Jesus na Eucaristia? A adoração ao Santíssimo Sacramento é estar unido à Santíssima Eucaristia numa atitude de respeito e comunhão com o Senhor.\nDeus é presença real\nEstamos conscientes, sabemos que a Eucaristia é o sacrifício pascal de nosso Senhor e que na Missa se atualiza o mistério da vida, morte e ressurreição de Jesus. Na celebração eucarística, o corpo de Cristo se faz alimento. A Missa é um grande banquete no qual o próprio Deus se faz refeição. Deste mistério surge a necessidade de celebrarmos com respeito, amor e dignidade cada Santa Missa, colocando-nos em atitude de verdadeira comunhão com o mistério de nossa salvação.\nA Igreja anima e incentiva estarmos diante do Cristo presente na Eucaristia em atitude de adoração e contemplação. “A presença de Jesus no tabernáculo deve constituir como que um pólo de atração para um número sempre maior de almas apaixonadas por ele, capazes de ficar longo tempo escutando a voz e quase que sentindo o palpitar do coração”.\nAdorar o Senhor na Eucaristia é reconhecer a presença real de Cristo no pão consagrado. Deus é presença real: “Isto é o meu corpo”, afirma o próprio Cristo. O Papa  ainda afirma: “É preciso, em particular, cultivar, quer na celebração da Missa, quer no culto eucarístico fora da Missa, a viva consciência da presença real de Cristo”.³\nAdoração em reparação\nA carta apostólica do santo padre ainda nos anima ao ressaltar que a adoração eucarística fora da Missa deve se tornar um empenho especial para cada  comunidade paroquial e religiosa. “Permaneçamos longamente prostrados diante de Jesus presente na Eucaristia, reparando com a nossa fé e o nosso amor os descuidos, os esquecimentos e até os ultrajes que nosso Salvador deve sofrer em tantas partes do mundo”.\n\n\n\n
URL:https://santuariocaridadealagoas.org.br/evento/quinta-feira-as-19h30-santuario/
CATEGORIES:Eventos
ATTACH;FMTTYPE=image/jpeg:https://santuariocaridadealagoas.org.br/wp-content/uploads/2024/02/Adoracao-ao-Santissimo-site-560-x-370-px.jpg
END:VEVENT
END:VCALENDAR
