Programação e locais de peregrinação na Diocese de Ruy Barbosa: Todos são chamados a viver a graça e misericórdia do Jubileu da Esperança
No ano jubilar 2025, comemoraremos os 2025 anos do nascimento de Jesus. A cada vinte e cinco anos a Igreja prepara e vive um Jubileu. Nesse Jubileu, comemoremos também, os sessenta anos de encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II. Por isso, como peregrinos da esperança, somos chamados a estudar os Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II e viver momentos intensivos de oração.
Neste ano jubilar, todos nós seremos peregrinos da esperança e chamados a peregrinar até as Igrejas escolhidas em nossa diocese como pontos de peregrinação. Entrar nessas Igrejas e participar da celebração da missa, praticar gestos de caridade, confessar-se, receber a indulgência plenária e meditar a Palavra de Deus.
O ano jubilar terá seu início em Roma, no dia 24 de dezembro com a abertura da porta Santa da Basílica de São Pedro e irá até a festa da Sagrada Família de 2026, pois esse ano jubilar é para comemorar os dois mil e vinte e cinco anos do nascimento de Jesus Cristo. A cada 25 anos a Igreja celebra o jubileu ordinário, e o último foi em dois mil, e o próximo será em dois mil e cinquenta.
Normalmente durante esses anos jubilares ou de alguma comemoração importante para a vida dos fiéis, a Igreja oferece as indulgencias plenárias. Indulgência segundo o manual aprovado pelo Papa Paulo VI, na Constituição das Indulgências (1967) é: “a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos” (Norma 1 do Manual das Indulgências).
O Catecismo da Igreja Católica nos diz: “Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório, a remissão das penas temporais, sequelas dos pecados” (n. 1498).
As visitas aos “lugares sagrados” estarão sob os cuidados dos respectivos responsáveis, que devem usar da criatividade pastoral para favorecer o propósito do jubileu, adotando uma postura de acolhimento alegre, disponível e generoso bem como a formação de equipes de acolhida e catequese, entre outros. Isso incluiu a realização de peregrinações, visitas, Missas para o Ano Santo, a administração do sacramento da Confissão, como também momentos de formação, oração e celebração.
O Jubileu da Esperança é uma grande oportunidade para reavivar a Alegria do Evangelho que enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. É tempo oportuno para revisar as nossas motivações para um renovado impulso missionário. Como nos recorda o Papa Francisco, do ponto de vista da evangelização, não servem as propostas místicas desprovidas de um vigoroso compromisso social e missionário, nem os discursos e ações sociais e pastorais sem uma espiritualidade que transforme o coração. É preciso cultivar sempre um espaço interior que dê sentido cristão ao compromisso e à atividade (Alegria do Evangelho, nº 262).
As Igrejas jubilares em nossa Diocese são:
- SANTUÁRIO DIOCESANO DA CARIDADE – POVOADO ALAGOAS/ITABERABA.
- CATEDRAL SANTO ANTONIO – CIDADE DE RUY BARBOSA
Lugares Santos:
- CASA DA CARIDADE – RUY BARBOSA.
- COMUNIDADE TERAPEUTICA LEVANTA-TE E ANDA.
- PODES – MUNDO NOVO.
* Nestas Igrejas ou lugares Sagrados, fixarão um distintivo à porta do templo a fim de identificá-las.
PROGRAMAÇÃO DIOCESANA
- Abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro – 24 dezembro – programação paroquial: vigília de oração;
- Abertura do Ano Santo na Catedral – Ruy Barbosa – 29 dezembro de 2024: participação de representantes das forças vivas de todas as paróquias – Caminhada penitencial saindo do CTL até a Catedral – será entregue uma cruz (símbolo do ano jubilar).
- JUBILEU DAS JUVENTUDES
- JUBILEU DAS FAMILIAS
- Encerramento do ano jubilar
- Encerramento do Ano Santo na Diocese de Ruy Barbosa
- Romaria ao Santuário da Lapa – julho e novembro
LIVES:
- Estudo da Doutrina Social da Igreja e das Constituições do Concilio Vaticano II)
- Catequese Jovens e discernimento vocacional
- Catequeses sobre a nossa Esperança
PROPOSTAS PAROQUIAIS COM ENFOQUE MISSIONÁRIOS (SMP)
- Festa do Perdão – celebrações penitenciais
- 24 horas para o SENHOR
- Oficinas sobre vida de oração: Educar para o silêncio, contemplação, integração fé e vida, exame de consciência e revisão, leitura orante.
- Retiros paroquiais
- Peregrinações à lugares sagrados: Alagoas e Catedral – Casa da Caridade, Levanta-te e anda.
- Celebração de dia dos pobres
- Temário para as Festas do Padroeiro com enfoque na misericórdia e missão. Durante o novenário motivar visitas as casas com convite especial aos afastados. FESTA PARA OS AFASTADOS.
- Celebração com Enfermos, Pessoas com Deficiência, Avós e Idosos (a cada três meses)
- Visitas as delegacias e hospital
- JUBILEUS COM CRIANCAS (CATEQUEQUE E CRIANÇAS)
PROPOSTAS POR FORANIA:
- Encontro das Pastorais, movimentos e serviços – Estudo Gaudium et Spes
- Encontros com as coordenações paroquiais – Estudo da DSI
- Encontros com artistas, esportistas e professes – reflexão sobre educar para o humanismo integral e solidário
- Formação para as novas coordenações (Formação humana afetiva e Espiritualidade do animador de comunidades)
1 As datas serão colocadas no calendário Diocesano
Fonte: diocesederuybarbosa.com.br
por